À medida em que vamos resolvendo exames nacionais anteriores, vamos nos apercebendo de coisas simples que podem nos ajudar na hora do exame. confere!

1-Marca os pontos-chave.

Não te apavores nas perguntas de desenvolvimento, pois no enunciado vais encontrar todos os pontos que devem ser falados. Por isso, procura e grifa os verbos presentes no enunciado e percebe quais os objetivos da pergunta e os pontos onde tens de tocar.

2- Ao ler o enunciado e descobrir os pontos chaves, agora vais te situar!

Do que se trata o assunto principal do texto? Qual o tema abordado? Exemplo, se o texto está a falar de ribossomas, provavelmente o assunto principal é tradução, proteínas, mRNA. então precisas focar-te neste tema e tudo o que aprendeste sobre ele. 

3-esquematiza a tua resposta numa folha à parte!

Após ler o enunciado e se situar em relação ao tema ao qual está sendo abordado, o próximo passo é utilizar a folha em branco para fazeres um esquema da tua resposta, assim tu podes ter uma visão geral e organizada daquilo que vais responder, podes garantir que tenha coerência, princípio, meio e fim. Olhando para o esquema e seguindo-o, não correrás o risco de te perder ao longo da resposta.

deves

4. Atenção especial a palavras que aparecem nas questões de Múltipla escolha:

Nas  questões de escolha múltipla onde encontrares as palavras: ” sempre”, “nunca”, “somente” “apenas”  normalmente questões com essas palavras estão incorretas, por isso vê se as opções que têm estas palavras fazem sentido no contexto da pergunta. lê com bastante cuidado!

5. Confia em ti!

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

De tudo o que foi dito acima, esta é a parte mais importante! Não adianta nada seguires todos os outros passos à risca e não confiares no teu potencial. Agora é hora de confiar e partir para cima! sem dúvidas, sem medos, sem receios! 

Sucesso!